Declaração Anual【MEI】: Como Fazer?

MEI

 Você que é microempreendedor individual, já deve ter se deparado com algumas dessas dúvidas relacionadas às taxas e declarações de imposto de renda para o seu negócio certo? 

Por isso, reunimos aqui neste artigo algumas dúvidas frequentes quanto a emissão de declarações, pagamento de impostos de renda e entre outros, tudo para descomplicar esse processo na sua mente e te ajudar a cuidar do seu negócio. Faça uma boa leitura 

Sumário:

  1. Como declarar o DAS MEI?
  2. Como declarar o imposto de Renda MEI?
  3. Como fazer declaração Anual MEI?
  4. Como Consultar Declaração Anual MEI?

1. Como declarar o DAS MEI?

A declaração do documento de arrecadação do simples nacional (DAS) é o documento utilizado para o pagamento de taxas mensais relacionadas ao cadastro MEI.

Para te ajudar a emitir esse documento,  separamos alguns passos:

• Passo 1 - Vá para o site do Portal do Empreendedor: Você pode acessar o site Portal do Empreendedor pelo link: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor 

• Passo 2 - Faça o Login: Utilize seu CPF e senha cadastrados no momento da abertura do MEI para fazer login.

• Passo 3 - Selecione a Opção "Já Sou MEI": Dentro do site do MEI, selecione a opção "Já Sou MEI".

• Passo 4 - Escolha a Opção "Emitir DAS MEI": Procure por uma opção como "Emitir DAS" ou "Gerar DAS". Esse documento é necessário para efetuar o pagamento mensal dos tributos.

• Passo 5 - Informe o Mês de Referência: Selecione o mês de referência para o qual deseja gerar o DAS. O documento deve ser pago mensalmente e refere-se ao faturamento do mês anterior.

• Passo 6 - Gere o DAS: Após informar o mês de referência, gere o DAS. O documento estará disponível para download e impressão.

• Passo 7 - Realize o Pagamento: Com o DAS gerado, efetue o pagamento até a data de vencimento. O valor do DAS engloba a contribuição previdenciária, o ICMS (se aplicável) e/ou o ISS (se aplicável).

2. Como declarar o imposto de renda MEI?

Para declarar o imposto de renda sendo um microempreendedor individual, é por meio do Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física (DIRPF).

Para te ajudar na emissão do imposto de renda, separamos alguns passos simples:

• Passo 1 - Acesso ao Programa Gerador: Baixe o Programa Gerador da Declaração (PGD) no site da Receita Federal ou utilize o aplicativo "Meu Imposto de Renda" disponível para dispositivos móveis.

• Passo 2 - Identificação da Categoria: No início do processo de declaração, identifique-se como MEI.

• Passo 3 - Informação de Rendimentos: Preencha os campos referentes aos rendimentos obtidos como MEI. Inclua o valor total do faturamento anual.

• Passo 4 - Declaração de Bens e Direitos: Caso possua bens ou direitos, declare-os de acordo com as orientações da Receita Federal.

• Passo 5 - Informações Complementares: Forneça informações complementares, se necessário, de acordo com sua situação fiscal.

• Passo 6 - Entrega da Declaração: Após preencher todos os campos, envie a declaração para a Receita Federal dentro do prazo estabelecido pela legislação.

• Passo 7 - Emissão da DASN-SIMEI: Paralelamente à declaração de imposto de renda, o MEI deve emitir a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI). Essa declaração é anual e deve ser entregue até o último dia útil de maio.

• Passo 8 - Pagamento dos Tributos: Continue efetuando o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) referente aos tributos do MEI.

Para as declarações de impostos de renda em geral, indica-se a contratação de um profissional contábil para te ajudar no processo.

3. Como fazer declaração anual MEI?

A declaração anual do MEI é relacionada ao registro do faturamento bruto anual do seu negócio, ele é feito através da declaração anual do simples nacional para o microempreendedor individual ((DASN-SIMEI).

Para te auxiliar nesse processo separamos um passo a passo:

• Passo 1 - Acesse o Portal do Empreendedor: Vá para o site do Portal do Empreendedor pelo link: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor 

• Passo 2 - Faça o login: Utilize seu CPF e senha cadastrados no momento da abertura do MEI para fazer login.

• Passo 3 - Escolha a Opção "Declaração Anual (DASN-SIMEI)": Dentro do ambiente do MEI, procure pela opção "Declaração Anual (DASN-SIMEI)" ou algo semelhante.

• Passo 4 - Informe o Faturamento Anual: Preencha os campos solicitados com o faturamento total obtido no ano anterior. Essa informação deve ser exata, pois é com base nela que serão calculados os tributos a serem pagos.

• Passo 5 - Verifique se houve Contratação de Funcionário: Se contratou algum funcionário ao longo do ano, informe os dados relacionados a essa contratação.

• Passo 6 - Reveja e Confirme os Dados: Antes de enviar a declaração, revise todas as informações inseridas para garantir a precisão.

• Passo 7 - Envio da DASN-SIMEI: Após conferir os dados, envie a declaração. Certifique-se de fazer isso dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal, que geralmente vai até o último dia útil de maio.

• Passo 8 - Emissão do Comprovante: Após o envio, você pode imprimir o comprovante de entrega da DASN-SIMEI para seus registros.

4. Como Consultar Declaração Anual MEI?

A declaração anual MEI diz respeito ao registro do rendimento financeiro da sua empresa e ele precisa ser emitido anualmente, ele também é muito importante para que sua empresa esteja regularizada.

Para te ajudar na consulta  deste documento aqui vão alguns passos: 

• Passo 1 - Acesse o Portal do Empreendedor: Vá para o site do Portal do Empreendedor pelo link: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor 

• Passo 2 - Faça o login: Utilize seu CPF e senha cadastrados no momento da abertura do MEI para fazer login.

• Passo 3 - Escolha a Opção "Consulta Declaração (DASN-SIMEI)": Dentro do ambiente do MEI, procure pela opção "Consulta Declaração (DASN-SIMEI)" ou algo semelhante.

• Passo 4 - Informe o Ano de Referência: Escolha o ano de referência da declaração que você deseja consultar.

• Passo 5 - Consulte os Dados: Após informar o ano desejado, a plataforma irá apresentar os dados da sua Declaração Anual, incluindo informações sobre o faturamento declarado e eventuais pendências.

• Passo 6 - Verifique as Pendências (se houver): Caso haja pendências, o sistema irá informar. Se necessário, regularize a situação seguindo as orientações apresentadas.

Conclusão:

As emissões e consultas às declarações anuais, a emissão do imposto de renda para MEI e entre outras questões foram os assuntos abordados neste artigo, e através dele podemos entender que esses processos precisam ser feitos conforme a regulamentação e conformidade com a lei, pois eles são de extrema importância para o funcionamento da sua empresa. Esperamos que este artigo tenha te ajudado a solucionar as dúvidas frequentes e simplificar esse processo na sua mente.

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