【Abrir】MEI: Benefícios e Auxílios para MEI

MEI

Para quem está pensando em abrir um MEI, é comum surgirem preocupações em relação à possibilidade de perda do auxílio emergencial, bolsa família ou benefícios de seguro desemprego. Para esclarecer algumas dúvidas frequentes sobre esse tema, apresentamos abaixo uma lista de perguntas e respostas. Esperamos que as informações sejam úteis. Boa leitura!

(Tempo de leitura: aproximadamente 2 minutos)

Sumário:

  1. Quem tem seguro desemprego pode abrir MEI?
  2. Quem recebe auxílio Família pode Abrir MEI?
  3. Quem recebe auxílio pode abrir MEI?
  4. Qual site abrir MEI?
  5. Qual o valor para abrir um MEI?

1. Quem tem seguro desemprego pode abrir MEI?

Sim, é possível abrir um Microempreendedor Individual (MEI) mesmo que esteja recebendo o seguro-desemprego. 

Receber o seguro-desemprego não impede que você se torne um MEI, pois o benefício é direcionado para fornecer suporte financeiro a trabalhadores desempregados.

2. Quem recebe auxílio Família pode Abrir MEI?

Sim, é possível receber o Bolsa Família e ao mesmo tempo ser um Microempreendedor Individual (MEI). Não há uma restrição específica que impeça uma pessoa beneficiária do Bolsa Família de abrir um MEI.

3. Quem recebe auxílio pode abrir MEI?

Sim, quem recebe auxílios do governo assim como o auxílio emergencial ou outros benefícios sociais, pode sim abrir um MEI (Microempreendedor Individual). 

Não há uma restrição relacionada à obtenção de auxílio ao se tornar um MEI, pelo contrário, quem é MEI também tem direitos a outros tipos de auxílios, como por exemplo auxílio saúde e salário maternidade, para mais informações consulte os direitos e obrigações de um MEI no portal do empreendedor.

4. Qual site abrir MEI?  

O site usado para realizar a abertura de um MEI é o portal do empreendedor, disponível no link a seguir: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor 

5. Qual o valor para abrir um MEI?

O processo de abertura do MEI (Microempreendedor Individual) é gratuito. Não há valores  associados à formalização do MEI. Com tudo é preciso estar atento às declarações do DAS e o pagamento dos valores  mensais de regularização do  MEI.

Conclusão:

A abertura de um Microempreendedor Individual (MEI) é acessível e aberta a diversas situações, como obtenção de seguro-desemprego, auxílio familiar e outros benefícios sociais. A possibilidade de abrir um MEI é uma oportunidade inclusiva que visa apoiar diversos perfis de empreendedores. O processo de abertura é gratuito, realizado por meio do Portal do Empreendedor, e não implica valores  iniciais. Caso precise de ajuda para abrir seu MEI entre em contato conosco que será um prazer ajudar!

[botao@ABRIR MEI ONLINE